- maturidade;

definitivamente, o que mais tenho aprendido nos últimos anos é sobre limites e sobre o que posso realmente mudar.
é preciso saber que temos limites. todos temos.
e precisamos (mais do que nunca) respeitar os limites dos outros.

aprendi isso comigo, com meus limites, através da psicoterapia. aprendi a respeitar os limites do meu marido e ele sabe respeitar os meus, às vezes.

aprendo a cada dia lidar com a frustração de desenvolver mil técnicas para ajudar um paciente e ele não responder como EU espero.
cada paciente responde de acordo com as suas capacidades naquele momento.

tenho aprendido (com grande dificuldade) a aceitar que algumas pessoas são vazias e toscas. ignorantes. mas não por não terem tido a oportunidade de aprender, mas porque são limitadas mesmo.

e aí, agora tô precisando aprender que aquela frase antiga e brega que diz "santo de casa não faz milagre". eu ajudo tanta gente, é quase que natural "psicoterautizar" com pacientes, mas em casa é outra coisa.

nessas horas vejo o quanto somos limitados em mudar o outro. e percebo também que é muito mais difícil alcançar as pessoas que mais nos estão próximas.

ainda estou aprendendo a viver em paz com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- pequeno tratado de vida interior;

- pindorama;

- falsas memórias (de você);