- saviano;

acho triste quando vejo a ignorância das pessoas que me dizem que a mafia é "da hora".
sempre vi essas organizações criminosos com desprezo.
desprezo pelo desprezo que eles têm para com as vidas alheias.
depois de tanto me falarem do filme "O Poderoso Chefão" ontem resolvi assistir com olhos menos críticos.
no fim me perguntei: o que tem de "da hora" nisso? o poder? o dinheiro?
mas e a corrupção? e as vidas perdidas? e o medo?

sinceramente, a única coisa que eu pensava depois do filme era no Roberto Saviano.
para quem não sabe Saviano é um rapaz jornalista e escritor italiano. em 2006 ele escreveu um livro chamado Gomorra onde conta a atuação da mafia Camorra. Camorra é a mafia presente em Napoli e Caserta.
com a publicação e o sucesso deste seu livro ele passou a correr risco de morte, óbvio. e desde então vive sob proteção policial pesada, não tem residencia fixa, não tem vida social, não tem lazer, simples, não tem vida.

alguns meses atras vi uma entrevista sua para um programa de tv chamado Il Testimone e acreditem, chorei e choro até hoje ao pensar no modo como ele vive. um rapaz tão jovem com uma sentença assinada.
choro também ao pensar na merda de mundo em que vivemos, onde somos a todo momento coagidos a mentir e omitir por medo. medo por nós, pela nossa família e pelos outros.

a coragem que ele tem quase ninguém tem.
e ele está pagando o preço com o que temos de mais precioso: a liberdade.
eu tive o desprazer de conviver com pessoas deste meio e sei o mal que me fizeram.
por isso quando alguém vangloria esse tipo de organização criminosa eu sinto pena pela sua ignorância.
não tem nada de legal, nada de "da hora".
e toda noite ainda rezo pedindo aos céus proteção para quem merece, proteção para quem pagou com a liberdade pela denuncia, este alguém é o Roberto Saviano.


- entrevista do Saviano: http://www.youtube.com/watch?v=Tj23VnHTfH0


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- pequeno tratado de vida interior;

- falsas memórias (de você);

- pindorama;